Jornada do Cliente
- Bianca Real Bianchi
- 9 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2023
Já parou para pensar no que é melhor: vender para qualquer pessoa ou vender para alguém que vai realmente aproveitar seu produto?
Com certeza aquela pessoa que comprou "de tanto que o vendedor insistiu" não voltará a comprar e muito menos terá uma imagem boa sobre a loja... E quando não se passa uma boa imagem, boas indicações não acontecem e, ao invés de você ganhar uma venda, você ganha um cliente frustrado que, se possível (e na maioria das vezes), passar para outras pessoas essa má impressão que seu atendimento deixou.
Deve haver empatia e bom senso ao oferecer um produto ou serviço para alguém:
serve nela/para ela?
realmente ficou bonito?
esse conteúdo vai realmente ser aproveitado ou seria melhor ela entender alguns outros assuntos antes de se aprofundar com um curso, e-book ou algo mais técnico que você esteja vendendo?
Ás vezes não sabemos muito bem do que estamos precisando, não é mesmo? Mas comprar alguma coisa "por comprar" ou "porque fulano falou que é bom" não é o melhor caminho. E como vendedor você deve ter em mente que um cliente satisfeito é sinônimo de mais vendas tanto para ele quando o "boca a boca" que ainda nos dias de hoje é tão importante!
Outras vezes é a estratégia que está errada... Uma pessoa que acabou de te conhecer não tem segurança para comprar um curso criado por você, por exemplo...
A marca entra em contato com o cliente inúmeras vezes antes da venda de fato acontecer. Cada cada vez, em cada ponto de contato (que podem ser mapeados dentro da Jornada do Consumidor), a abordagem deve ser adequada para o momento do consumidor. Por exemplo, quando ele acabou de te conhecer, o ideal é você se apresentar, não deixar dúvidas de quem você é ou do que está oferecendo.
De forma geral, o primeiro contato é a DESCOBERTA quando a pessoa ACHA O QUE ESTAVA PROCURANDO, ou passa a conhecer seus produtos: esta é a fase que a pessoa passa a te seguir no Instagram, assiste uma live ou até mesmo entra no seu blog.
Depois disso, a pessoa passa a ter confiança em você e começa a consumir seus conteúdos, seja por meio de blog, e-books ou até mesmo reviews. É a fase da CONSIDERAÇÃO, a fase onde a pessoa decide que irá comprar seu produto.
Com esta confiança consolidada surge o desejo de ter seus produtos, e uma oportunidade é a estratégia ideal para a COMPRA seja efetuada, seja através de um e-commerce, de um webinar, uma promoção...
Depois disso, o seu agora CLIENTE deve continuar recebendo a mesma atenção. Esta é a fase de RETENÇÃO, onde ele pode fazer reviews ou entrar em grupos
nas redes sociais para falar sobre seu produtos.
E por fim, entra na fase de FIDELIDADE, e essa é uma fase super importante, porque é aqui que ele faz o "boca a boca" e outras pessoas passam a te conhecer ou decidir comprar de você a partir da indicação do seu cliente, ou melhor, a partir da imagem que ele esta passando de você.
Este caminho muitas vezes não é em linha reta... logo temos pessoas entrando em todas as fases a todo momento e por isso devemos sempre pensar em diferentes estratégias para que todos os pontos de contato tenham a mesma qualidade!
Por isso, ofereça produtos que realmente a pessoa vai usar; conteúdos de qualidade e cursos para o nível no qual a pessoa se encontra naquele momento.
Assim você ganha confiança, passa sua melhor imagem e deixa claro que o seu produto oferece exatamente aquilo que promete 😉
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